Tubos

SNORKEL

O snorkel é um acessório que se revela indispensável quer na actividade da Pesca Submarina, como na do mergulho recreativo. No âmbito do mergulho existem alguns mergulhadores que defendem ser um acessório que pode atrapalhar um pouco a actividade, outros defendem que o seu uso é de extrema importância.

Mas para que serve então o Snorkel?

O snorkel é um tubo com cerca de 30cm de comprimento, normalmente com a forma de um “J”, quer serve para os praticantes das actividades subaquáticas respirarem através dele, quando se encontram à superfície.

 

Na actividade de pesca submarina a utilização do snorkel é de extrema importância, pois é através deste acessório que os caçadores recuperam o ar à superfície. Na actividade do mergulho a sua utilização é somente feita à superfície antes de ser feita a imersão, uma vez que a respiração durante o mergulho faz-se através de um regulador ligado a uma garrafa de ar comprimido.

 

Utilizando o snorkel o mergulhador poderá poupar o ar disponível na garrafa, enquanto se encontrar à superfície. Por outro lado este acessório revela-se também como peça fundamental na segurança do mergulhador, já que no momento em que regressa à superfície e no caso de se encontrar longe do barco, torna-se muito mais fácil respirar através do snorkel, do que sem ele, principalmente se o mar estiver agitado.

 

No caso do mergulho técnico o snorkel é considerado um acessório dispensável, uma vez que os mergulhadores técnicos defendem que o acessório pode ficar preso por exemplo numa gruta, pondo em causa a segurança do mergulhador.

Alguns mergulhadores técnicos optam por um modelo totalmente flexível, que se possa guardar num bolso e em caso de necessidade da sua utilização, colocam o snorkel à superfície.

Como foi dito anteriormente o snorkel utilizado para as duas actividades subaquáticas, de pesca submarina e mergulho, divergem nas suas características.

 

No caso da actividade de pesca submarina o tubo é geralmente feito em borracha, rígida ou flexível, com o bocal em silicone. Normalmente não possui válvula de purga, sendo que o caçador expele a água do tubo soprando fortemente, forçando desta forma a água a sair do snorkel, quando regressa à superfície.

 

No caso da actividade do mergulho o snorkel, para além de ser em pvc, possui também de um modo geral uma protecção contra a entrada de água, na parte superior do tubo e apresenta normalmente válvula de purga. A válvula de purga permite minimizar o esforço por parte do mergulhador, quando este expele a água, uma vez que esta é libertada através da válvula e não pela parte superior do tubo.

As características que diferenciam os diversos tipos de modelos de snorkel existentes, são as seguintes:

Tamanho:

Existem modelos de diferentes tamanhos, não só em comprimento, mas também em diâmetro. Os modelos mais comuns possuem 35 a 45 cm de comprimento e 1,9 a 2,5 cm de diâmetro. A principal preocupação relativamente às medidas do snorkel é a minimização da resistência da água. Quanto menor comprimento tiver o tubo, menos resistência a água possui. No entanto relativamente ao diâmetro, quanto maior diâmetro mais ar o mergulhador respira, mas mais dificuldade possui em expulsar a água do snorkel. Desta forma a relação comprimento/diâmetro deve ser proporcional e ajustada, de modo a possuir uma boa performance.

Snorkel flexível ou rígido:

No caso da actividade de pesca submarina, o snorkel é geralmente rígido, com um formato em “J”, de modo a que o snorkel contorne a cabeça. No caso do mergulho normalmente o tipo de snorkel utilizado, possui uma parte flexível de modo a que o mergulhador possa desviar com mais facilidade, de forma a não interferir com a posição do restante equipamento.