FACAS

FACAS

A faca é um acessório obrigatório para o praticante de actividades subaquáticas, como acessório de segurança.

 

A faca possui, como principal função, servir de utensílio de corte em caso de emaranhamento em cordas ou redes, objectos comuns que podem ser encontrados debaixo de água.

 

Existem diversos modelos no mercado, disponíveis em diferentes tamanhos, características e materiais. Os modelos de faca destinados aos praticantes de pesca submarina possuem determinadas especificidades, que as facas de mergulho não possuem, na medida em que estas são desenvolvidas com vista a executarem outras tarefas.

 

No caso das facas de caça submarina elas são, normalmente, de maiores dimensões, possuem ponta e podem conter também martelo, no cabo.

As facas destinadas aos praticantes de mergulho são, geralmente, de menores dimensões, uma vez que são fixas com mais frequência nas percintas ou bolsos do colete de enchimento e, por norma, não possuem ponta nem martelo.

 

As características comuns em ambos os tipos de facas são a lâmina, apresentada normalmente com serrilha e corta cabos. Quase todos os modelos incluem a bainha, que é a bolsa onde a faca é guardada. As lâminas são em geral feitas em aço inoxidável e titânio e podem surgir, ainda, revestidas a teflon de modo a reduzir a criação de ferrugem ao longo do uso.