Botas

Botas isotérmicas:

As botas isotérmicas fazem parte dos vários complementos indispensáveis à prática das actividades subaquáticas, com o objectivo da protecção do mergulhador, sob diversas formas.

Este acessório é geralmente procurado e utilizado pelos praticantes de mergulho com garrafa, pois com a bota apenas podem ser utilizadas barbatanas de pé aberto.

 

Mas então porque é que as botas de mergulho se revelam um acessório tão importante para os mergulhadores?

 

Primeiro, porque fornecem protecção térmica, pois as botas são feitas em neoprene, cujo o seu composto possui espaços aéreos que são preenchidos com Nitrogénio e que permitem um isolamento bastante eficaz, uma vez que o Nitrogénio possui uma condução térmica muito baixa, minimizando a libertação de calor do corpo.

Por outro lado, as botas de mergulho protegem o mergulhador de possíveis cortes, arranhões e batidas, não só durante a realização do mergulho, mas também antes e depois da sua realização.

Por fim, outra característica importante deste acessório de mergulho é o facto de proporcionar o ajuste e o conforto adequado do pé à barbatana.

Tipos de botas:

As botas são geralmente feitas em neoprene e apresentam normalmente solas rígidas ou semi-rigidas em borracha. A sua utilização é sempre aconselhada, quer seja em águas frias ou águas mais quentes, uma vez que, para além de garantirem isolamento térmico, são também um acessório que fornece protecção ao mergulhador, contra impactos e arranhões. A espessura do neoprene varia normalmente entre os 3mm e os7mm, sendo que o mais utilizado é o neoprene de 5mm.

 

Para além destas características, as botas de mergulho podemImagem 1 – Desenho técnico da barbatana
incluir fecho, o que permite um calçar mais confortável. Por outro lado alguns modelos possuem o peito do pé reforçado com borracha, o que oferece uma maior resistência e durabilidade.

 

Alguns modelos possuem também no calcanhar um encaixe para a fixação da barbatana, com o objectivo de evitar que a precinta se solte da bota durante o mergulho.